Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Published On: 14 Jan, 2022

Câmara de Alcobaça assina protocolo para esterilização de gatos silvestres

Já em 2021, foram intervencionados 340 felídeos de colónias sinalizadas em todas as freguesias, quer por munícipes, quer por juntas de freguesias.

A Câmara de Alcobaça prorrogou com uma associação de defesa dos animais um protocolo para a esterilização de gatos silvestres, prevendo intervencionar este ano cerca de 700 animais.

O protocolo com o GAPA – Grupo de Amigos dos Peludinhos de Alcobaça visa a execução do Programa CED – Captura Esterilização e Devolução de colónias de gatos no concelho, para permitir a “redução do número de gatos silvestres, assilvestrados e vadios, bem como de eutanásias e mobilização de ações de voluntariado para recolha destes animais, reduzindo os custos deste tipo de ações”, informou a Câmara.

A prorrogação do protocolo com a associação foi aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo realizada na segunda-feira. Citado numa nota à imprensa, o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues considera que a medida “irá contribuir para a proteção destes animais, assim como, para o reforço da saúde pública, diminuindo a população de animais vadios e contribuindo para a sua adoção por parte das famílias do concelho”.

De acordo com a Câmara, em 2021, foram intervencionados 340 felídeos de colónias sinalizadas em todas as freguesias, quer por munícipes, quer por juntas de freguesias. Para o ano de 2022 “existem cerca de 700 animais já sinalizados para intervencionar”, é referido na mesma nota.

O protocolo insere-se nas medidas de reforço das políticas de proteção animal desenvolvidas pelo município, que em 2016 construiu o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROAMA), com capacidade para acolher entre 15 e 25 animais.

A autarquia participou na constituição de uma rede de Centros de Recolha Oficiais, no âmbito da qual o atual centro irá beneficiar de melhorias e disponibiliza ainda um serviço de esterilização de animais encaminhados para adoção. Desde 2017, a autarquia, do distrito de Leiria, implementou um programa de promoção da adoção em que, gratuitamente, é efetuada a vacinação antirrábica e identificação eletrónica dos animais adotados no CROAMA.

LUSA

ler mais
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
ler mais