Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Published On: 11 Jan, 2022

Biólogos descobrem nova espécie de rã no Panamá

Uma equipa internacional de biólogos descobriu uma nova espécie de rã numa floresta nublosa do Panamá. A rã foi batizada com o nome de “Greta Thunberg”, em homenagem à jovem ativista sueca e aos seus esforços no combate à crise climática.

A rã Greta Thunberg (Pristimantis gretathunbergae sp. nov., no nome científico) pertence ao grupo da Rã-de-Chuva do género Pristimantis, família Strabomantidae, disse, à agência de notícias EFE, o biólogo e diretor da associação Adopta Bosque Panamá (ADOPTA), Guido Berguido. O espécime foi descoberto por uma equipa internacional de biólogos liderada pelos cientistas Abel Batista, do Panamá, e Conrad Mebert, da Suíça, no Centro Chucantí, uma reserva privada situada na província de Darién e administrada pela ADOPTA.

A nova espécie de rã “é endémica do Panamá, só é relatada na República do Panamá e vive apenas nas altas montanhas de Darién e no centro do Panamá. Ou seja, em um habitat muito restrito e, portanto, é vulnerável à extinção”, explicou Berguido. O anfíbio tem olhos negros, uma característica única das rãs de chuva da América Central, e os seus parentes mais próximos habitam no noroeste da Colômbia, indicaram o Ministério do Ambiente do Panamá e a ADOPTA.

As duas entidades destacaram que “a situação sombria da rã Greta Thunberg está estritamente relacionada com as mudanças climáticas”. “A subida das temperaturas destruiria o seu pequeno habitat de montanha”, uma vez que “a região ao redor do Cerro Chucanti já perdeu mais de 30% da sua cobertura florestal nos últimos anos”, acrescentam em dois comunicados diferentes.

Outra ameaça para a nova espécie de rã é o fungo mortal quitrídio, que afeta a pele dos anfíbios. Batrachochytrium dendrobatidis (nome científico) é o nome do fungo que provoca a doença de pele que já afeta mais de 700 espécies de anfíbios, tendo causado o declínio de populações em todo o mundo, além da extinção de quase 200 espécies.

Em 2018, a organização sem fins lucrativos Rainforest Trust comemorou o seu 30.º aniversário, organizando um leilão onde ofereceu os direitos de nomear os direitos de nomear algumas espécies novas para a ciência. O vencedor deste leilão propôs nomear a nova rã descoberta em Darién para homenagear Greta Thunberg e os seus esforços no combate à crise climática, segundo o Ministério do Ambiente do Panamá.

“A sua ‘Greve Escolar pela Ação Climática’ inspirou estudantes de todo o mundo a realizar paralisações semelhantes designadas Fridays for the Future (Sextas-feiras pelo Futuro, em português). [Greta] impressionou líderes mundiais e o seu trabalho está a atrair outros para a ação climática”, indicou a tutela.

Guido Berguido disse à EFE que a nova espécie foi descoberta como parte do trabalho de doutoramento de Abel Batista na Alemanha, que “consistiu em fazer uma análise dos anfíbios em Darién”.

LUSA