Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Published On: 18 Out, 2021

Veterinários e produtores reconhecem a importância das medidas de bem-estar animal

“Está perfeitamente estabelecido e comprovado pela ciência que animais com elevado bem-estar são animais com um sistema imunitário ativo e eficaz”, sublinham.

Segundo alertam os médicos veterinários, o stress e a ausência de bem-estar animal podem levar ao aumento da suscetibilidade a doenças transmissíveis entre os animais, o que representa riscos para o consumidor e reforça a necessidade de garantir a manutenção da sua saúde e qualidade de vida.

“Animais em bem-estar são aqueles capazes de lidar e de se manter em equilíbrio com o seu ambiente, em termos biológicos, mentais e comportamentais”, esclarece o membro do conselho diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários, George Stilwell. Neste sentido, “está perfeitamente estabelecido e comprovado pela ciência que animais com elevado bem-estar são animais com um sistema imunitário ativo e eficaz”.

Ainda, “está demonstrado que a fisiologia e a homeostasia dos animais não expostos a dor, ansiedade ou desconforto sofrerá menos alterações (stress) que quase sempre desencadeiam problemas orgânicos. Em suma, animais criados, transportados e abatidos em condições de bem-estar apresentam rendimento superior e dão origem a produtos alimentares de muito maior qualidade e segurança”, acrescenta o especialista.

Também os produtores de animais estão atentos à importância desta temática. De acordo com o secretário-geral da Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP), Carlos Neves, “o estado de saúde e o bem-estar dos animais são uma prioridade para os produtores de leite, por dois motivos essenciais: primeiro, porque apenas com animais saudáveis e nas melhores condições de bem-estar conseguimos produzir alimentos seguros e de forma economicamente sustentável. Por outro, porque essa é uma exigência cada vez maior dos consumidores”.

“Os produtores trabalhem em conjunto com veterinários, zootécnicos através de associações, cooperativas e empresas privadas, no sentido de cumprirem todas as normas legais, garantirem a saúde permanente dos animais e nomeadamente seguirem os protocolos de bem-estar animal que são exigidos pelas empresas que compram o leite”, garante Carlos Neves.

ler mais
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
ler mais