Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Published On: 4 Out, 2021

Desparasitação. Qual é a sua importância e impacto para a saúde animal?

“Um animal que faz prevenção adequada contra parasitas tem uma enorme probabilidade de vir a ter uma vida mais longa e saudável”, esclarece o médico veterinário.

A propósito do Dia Mundial do Animal, que se assinala a 4 de outubro, é fundamental reforçar os cuidados a ter com os animais de estimação, sobretudo no que diz respeito ao processo de desparasitação: um procedimento sanitário “importante para a Saúde dos nossos animais, como para a nossa”.

Segundo explica o médico veterinário Octávio Carraça Pereira, “um parasita não pode viver sozinho, necessita de outro animal para viver, sustentar-se e reproduzir-se e é devido a esta necessidade que retira ao animal hospedeiro elementos essenciais à vida”, uma vez que um animal parasitado pode sofrer de anemia, perda de peso entre outros problemas de saúde.

Tendo em consideração que os parasitas podem disseminar formas que contaminam o ambiente e através das quais podem atingir outros animais – causando, por exemplo, a febre da carraça ou a Leishmaniose – ou até os infetar os seres humanos – podendo contribuir para o desenvolvimento de problemas alérgicos, oculares e cutâneos -, é crucial investir em processos de desparasitação.

“Um animal que faz prevenção adequada contra parasitas tem uma enorme probabilidade de vir a ter uma vida mais longa e saudável”, esclarece o médico veterinário. Assim, “todos os animais devem ser desparasitados pelo menos contra pulgas e carraças, mensalmente, e ao longo de todo o ano”.

Octávio Carraça Pereira acrescenta, ainda, que este procedimento sanitário deve ser feito após aconselhamento adequado, não devendo ser uma decisão tomada individualmente, pois é “um ato médico veterinário que deve ser feito em tempo e da forma clinicamente indicada, após avaliação das necessidades de cada animal”.

Segundo reforça, “é preciso perceber que desparasitar é uma medicação e as medicações devem ser feitas de acordo com as necessidades de cada animal e sempre sob orientação médica”.

ler mais
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
ler mais