Foi promovido um inquérito – “Primeiros momentos com os animais de estimação” – que procurou avaliar a relação dos portugueses com os seus animais, de modo a compreender a influência que estes têm na sua rotina, desde a sua chegada ao lar dos tutores e no decorrer da sua educação e crescimento.

Realizado em abril, os resultados do inquérito, agora divulgados, começam por revelar que cerca de 7 em cada 10 portugueses, o que representa 68,7%, consideram que “o seu animal de estimação é já um elemento fundamental da família”, sendo que 53,6% apontam que “o principal motivo da vinda deste para a sua casa é o amor e o carinho que sentem pelos animais”.

De acordo com os inquiridos, a presença do seu animal no seu dia-a-dia influenciou o número de atividades realizadas ao ar livre. Adicionalmente, quase 50% confirmam que dedicam, em exclusivo, três ou mais horas por dia ao seu gato ou cão.

Já durante a pandemia, os entrevistados confirmaram que o período de confinamento foi uma oportunidade para dedicar “mais tempo à educação” e prestar “mais atenção à saúde e alimentação” dos seus companheiros. No mesmo sentido, estes consideram que cuidar dos seus hábitos alimentares é, para eles, uma “questão fundamental”.

Os resultados confirmaram que “quase 9 em cada 10 indicam que este é um fator muito importante para a prevenção de doenças ou problemas nutricionais dos seus animais de estimação e, em geral, para a sua saúde”. Assim, estes revelam que, na escolha do seu produto alimentar, estes têm em conta a sua qualidade e “19% procuram um alimento preparado sob critérios científicos”.

Também de extrema importância no seu cuidado é a presença imprescindível do médico veterinário, uma vez que “cerca de 61% dos portugueses consideram que este profissional é um aliado basilar para garantir o bem-estar do seu animal de estimação”. No mesmo sentido, quase 53% dos inquiridos “afirmam consultar o seu veterinário em caso de dúvidas relativamente à educação, saúde e alimentação” dos seus novos companheiros.

No âmbito deste inquérito e com o propósito de esclarecer dúvidas sobre os primeiros momentos com o animal de estimação, a Royal Canin, promotora do estudo, lançou um novo canal de podcast apresentado por Pedro Fernandes, o “Petcast by Royal Canin”, o qual também oferece recursos que procuram garantir o seu bem-estar.

ler mais