Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)
Published On: 28 Ago, 2020

Bastonário dos veterinários ameaça abandonar grupo de trabalho de bem-estar animal

O grupo de trabalho estaria incutido de indicar os critérios para a escolha do cargo, mas não foi consultado na matéria. Jorge Cid diz não estar "disposto a participar em manobras políticas".

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Jorge Cid, ameaçou abandonar o grupo de trabalho de bem-estar animal criado pelo Governo, depois de o ministro do Ambiente ter anunciado, na passada segunda-feira, que a Professora Laurentina Pedroso tinha sido a escolhida para ocupar o cargo de provedora dos animais.

O dirigente recebeu a notícia durante uma reunião, convocada na última segunda-feira, pelo ministro do Ambiente. Jorge Cid disse que “o senhor ministro do Ambiente pediu-me para reunirmos, para trocarmos impressões, e qual é o meu espanto que apresenta que já tinha convidado para provedora do animal a professora Laurentina Pedroso.”

O grupo de trabalho estaria incutido de indicar os critérios para a escolha do cargo, contudo, o mesmo foi atribuído a Laurentina Pedroso sem qualquer consulta ao grupo. O bastonário disse ter ficado “estupefacto com a notícia, não pela pessoa em si, mas por ter sido nomeada uma pessoa à revelia deste grupo de trabalho, que tinha essa função”.

 

Bastonário sentiu-se “ultrapassado”

 

Ao receber a noticia, o bastonário revela ter-se sentido ultrapassado” e salientou que não está “disposto a participar em manobras políticas“. “Ou há uma intenção séria de tratar estes problemas com a retidão e o tecnicismo que são necessários para esta problemática, ou se querem arranjar medidas políticas e ‘show-offs’, eu não estou disponível”, acrescentou Jorge Cid.

A indignação estende-se a outros membros do grupo, como é o caso da representante das associações de defesa dos animais, Maria do Céu Sampaio, que em declarações ao jornal Público disse ter ficado “parva”, acrescentado que “criam-se estes grupos para nada.” Para a representante das associações de defesa dos  animais “as associações devem ser ouvidas em questões primordiais como esta” e revela a sua intenção de escrever uma carta ao ministro Matos Fernandes.

Para o bastonário, “o grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Agricultura está a ser completamente desvalorizado por outro ministério”.

VO/Público

ler mais
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
Error, group does not exist! Check your syntax! (ID: 19)
ler mais