Susana Pombo é a nova diretora-geral de Alimentação e Veterinária
A designação, efetuada ontem pela ministra da Agricultura, decorre da demissão de Fernando Bernardo no final do mês de julho. Susana Pombo já tinha desempenhado esse papel em 2010 e 2011.
Em comunicado, o Governo anunciou ontem que Maria do Céu Antunes, ministra da pasta da Agricultura, designou, “em regime de substituição, a mestre Susana Isabel Ferreira Guedes Pombo, para exercer as funções de Diretora-Geral de Alimentação e Veterinária”. Decisão decorre da demissão do anterior líder, Fernando Bernardo.
Susana Pombo tem um mestrado integrado em medicina veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Da sua experiência profissional destaca-se o exercício enquanto diretora de serviços na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo entre novembro de 2012 e outubro de 2019, e a posição de adjunta do gabinete do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em dezembro passado.
A responsável chegou ainda a exercer o cargo de diretora-geral da Direção-geral de Veterinária (DGV), em 2010 e 2011, e o de chefe de divisão de identificação animal, registo e licenciamento de explorações da DGV.
Antes disso, foi chefe de divisão e intervenção veterinária do Ribatejo, da Direção de Serviços Veterinários, da Direção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste (DRARO), entre 2006 e 2007, e, anteriormente, Susana Pombo foi também supervisora do agrupamento de zonas agrárias da zona interior da DRARO.
Recorde-se que a decisão decorre da demissão de Fernando Bernardo do cargo de diretor-geral de Alimentação e Veterinária, no final de julho, após críticas de António Costa ao trabalho da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) relativo aos abrigos de animais em Santo Tirso, no distrito do Porto. Fernando Bernardo estava no cargo desde 2016.
LUSA/VO