Sob o tema “Cirurgia para não cirurgiões”, a 4.ª edição do VetSummit acontece já na próxima semana em Lisboa e contará com a presença de Cirurgiões veterinários de referência, estudantes e médicos veterinários. Em conjunto partilharão conhecimento, experiências e metodologias, focado na temática da cirurgia.

A novidade desta edição é a realização de uma Masterclass interativa de cirurgia sobre laparotomia exploratória, técnica frequentemente utilizada na prática clínica como ferramenta diagnóstica e terapêutica. Será Margarida Correia Dias a médica veterinária, a exercer no Reino Unido, no Royal College of Veterinary Surgeons, que irá liderar a Masterclass, na qual será testado o conhecimento dos profissionais presentes através de um quizz interativo e uma sessão de esclarecimentos (perguntas e respostas).

Além desta conceituada médica, o evento contará ainda com a participação de Luís Chambel, médico veterinário e membro da Sociedade Europeia de Ortopedia Veterinária; Ricardo Pires Aleixo, médico veterinário na VetEndoMIS; Joaquim Henriques, do Hospital Veterinário Berna, OnevetGroup; e Jorge Leite, médico veterinário responsável pela Bonematrix – Centro de Cirurgia Veterinária Avançada. Como não podia deixar de ser também José Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, fará parte do painel de oradores da iniciativa.

Em torno da temática central da cirurgia vão ser abordados em pormenor vários aspetos, incluindo o processo de anestesia, assepsia cirúrgica e a nutrição no pré e pós-operatório na cirurgia veterinária. A ortopedia, a cirurgia endoscópica ou mínima invasão, assim como a oncologia, com foco nos tumores mamários e quais os aspetos a ter em conta na cirurgia oncológica, são os temas complementares a serem abordados pelos oradores especialistas.

Erica Quaresma