Existem muitos donos de animais que os tratam como se fossem seres humanos. Desde que isso inclua apenas as tradicionais festinhas e miminho extra, não há qualquer problema. No entanto, passa a ser preocupante quando dão parte da comida que comem. Isto porque aquilo que para nós, seres humanos, é inofensivo, para alguns animais pode ser fatal.

A marca de produtos animais Royal Canin alertou para o facto dessas ocorrências poderem originar lesões muito graves nos animais, especificamente nos gatos, tais como doenças renais, problemas intestinais e até problemas hematológicos. Não é por acaso que existe ração específica para cães e para gatos.

No caso dos felinos, estes necessitam de alguns ingredientes específicos que podem ser encontrados nas rações, como é o caso da taurina, um aminoácido essencial para a boa manutenção de um bom sistema cardiovascular.

Alimentos que não pode prejudicam a saúde do seu gato

1. Alimentos temperados com alho e cebola

O alho e a cebola são alimentos muito tóxicos para os gatos e uma causa das causas de anemia, por terem na sua composição dissulfeto de alipropila e alicina.

2. Gordura animal

A gordura animal além de ser muito calórica (o que pode, por sua vez, provocar obesidade), pode causar vómitos e diarreia. Quando em excesso, pode ter resultados mais graves, como a pancreatite, um distúrbio gastrointestinal.

3.Ossos

Ao roer ossos, os gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. 

4. Azeitonas

O sódio presente na conserva da azeitona é muito perigoso, especialmente para os felinos com hipertensão e com doenças renais crónicas.

5.Uvas

As uvas, se forem ingeridas em grandes quantidades, podem originar lesões renais.

6. Pão

Os hidratos de carbono, como aqueles que estão presentes no pão, na massa e no arroz, são um nutriente que, apesar de ser fundamental para o humano, é totalmente dispensável para os gatos, porque com este nutriente apenas ganham peso e podem ficar obesos.

7. Leite

Os gatos bebés, desde o momento em que nascem até ao desmame, devem ingerir apenas o leite materno, isto porque o leite é diferente (como o leite materno é diferente do leite de pacote) e pode provocar no gatinho problemas gastrointestinais.

8. Café

Visto que a cafeína estimula o SNC, esta bebida pode causar taquicardia nos gatos com hipertensão.
Erica Quaresma
ler mais