É de conhecimento público que os animais não representam apenas um mero animal de estimação. São muitas vezes a companhia de muitos idosos, de muitas pessoas que, por algum motivo, não podem ou querem sair de casa, ou da cama, ou que quer que seja. São a razão de muitas gargalhadas e muitas brincadeiras. Está cientificamente comprovado através de diversos estudos que ter animais melhora o bom-estar e a qualidade de vida dos seus “humanos“.

Foi, precisamente, esse um dos motivos que levou a Câmara Municipal de Gaia (CMG) a promover a campanha de Adoção de animais e a promoção do seu cuidado e bem-estar.

Em comunicado de imprensa, a CMG  declarou que “a iniciativa tem como objetivo informar os novos adotantes dos cuidados essenciais e profilaxia higio-sanitária a ter com os animais, bem como esclarecer sobre as obrigações dos donos de cães pertencentes a raças potencialmente perigosas”.

Além disto, a iniciativa promove ainda a esterilização dos animais de companhia com o propósito de diminuir o número de abandono de animais. O Município de Gaia oferece identificação eletrónica, vacinação, esterilização e desparasitação.

O evento realiza-se já amanhã, dia 13 de abril, entre as 14h00 e as 17h00, no Centro de Reabilitação Animal de Gaia. Pode obter mais informações através do telefone: 223 742 409 ou centroanimal@cm-gaia.pt.

Erica Quaresma

ler mais