1 – Chocolate

O Chocolate é um alimento indispensável na mesa de Natal de algumas pessoas, mas é importante mantê-lo fora do alcance dos animais. Isto porque o chocolate contém uma substância chamada teobromina, da família das metilxantinas, encontradas nas sementes de cacau, que é um estimulante que pode causar convulsões, vómitos, diarreia, sede excessiva, hiperatividade e alterações no ritmo cardíaco.

2- Bolos e tortas com frutas

Não há Natal sem os tradicionais bolos com frutas. Passas e uvas são alguns dos ingredientes chave, mas devem ser excluídos da alimentação do seu cão, podendo causar insuficiência renal.

3 – Nozes

O Natal não é a mesma coisa sem as nozes. Contudo, podem ser um risco para os animais de estimação, podendo causar asfixia e problemas intestinais, uma vez que contêm grandes quantidades de óleos e gorduras. A noz macadamia também apresentam um risco adicional para os cães, uma vez que a sua ingestão tem sido associada a vómitos, fraqueza, tremores e depressão. Os sinais podem aparecer dentro de 12 horas após a ingestão e durar aproximadamente 12 a 48 horas.

4 – Ossos

Como sobras das refeições dos humanos, é habitual dar os ossos de aves, e até as espinhas dos peixes, aos animais de estimação. Mas é preciso ter em consideração os riscos.  Os ossos cozidos são frágeis e, por isso, podem lascar quando mastigados, podendo causar perfuração gastrointestinal ou obstrução.

5 – Adoçantes

Os adoçantes são utilizados em muitos doces como bolos, biscoitos e sobremesas. A maioria não é tóxica para animais de estimação, mas xilitol pode ser fatal para os cães. O seu consumo pelo caninos pode resultar na hipoglicemia (diminuição dos níveis de açúcar) e em insuficiência hepática. Os sinais iniciais incluem perda de coordenação, vómitos, letargia e convulsões. Os cães afetados apresentam baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) e isso pode causar perda de coordenação e convulsões meia hora após a ingestão.

6 – Cebola

Cebolas e produtos com cebola, como molho e recheio, podem causar problemas gastrointestinais e danos nos glóbulos vermelhos, assim como anemia nos gatos e nos cães, estando os felinos mais propensos a desenvolver algum problema. O alho e o cebolinho também podem causar os mesmos efeitos.

7- Sal

A ingestão de sal por animais de estimação pode resultar em uma alta concentração de sódio no sangue e isso pode levar a vómitos, letargia, convulsões e danos nos rins. Por isso, este natal, se consumir com salgados, batatas fritas e pipocas salgadas, não partilhe com o seu animal de companhia.

MS

ler mais