O primeiro parque canino do Porto deverá estar pronto no final do ano. O local escolhido foi o Jardim Paulo Vallada, mais conhecido como Jardim das Pedras, no Bonfim, e as obras começaram esta quarta-feira, 17 de Outubro, avança a câmara. “A experiência poderá ditar a criação de mais equipamentos semelhantes na cidade”, lê-se, no portal de notícias oficial do município.

Numa primeira fase serão construídos dois espaços vedados por painéis em madeira onde os animais de companhia vão poder correr livremente, sem trela. Um destinado a cães de grande porte e outro para os de porte pequeno. Cada um dos parques vai ter uma “caixa de areia para que possam escavar”, bem como “diferentes equipamentos em madeira que permitem aos animais fazer exercícios em salto, em rampa ou em paliçada, de modo a promover o exercício físico, agilidade e destreza”.

O projeto de instalação da nova valência prevês a plantação de árvores, mantendo-se o relvado atualmente existente. Serão ainda  construídos “bancos em betão, bebedouros para humanos e bebedouros para caninos e papeleiras com dispensador de sacos para recolha e deposição de dejectos”. As regras de utilização do parque, bem como a lotação máxima, deverão estar ” afixadas em painel próprio no local”.